Segundo MERCADO (2002) “é através dos softwares educativos que o computador é mais utilizado na educação”. Desta forma, podemos dizer que o software educacional é um conjunto de recursos informáticos projetados com a finalidade de serem usados em contexto de aprendizagem. Sendo assim, a escolha do software, deve favorecer a aprendizagem coletiva, desenvolvendo a colaboração entre os educandos e educadores.
Apesar de existirem milhares de programas definidos como educacionais e a proliferação dos mesmos, a falta de orientação dada aos professores e pais sobre como usá-los é muito grande. É por isso que a escolha do software educacional é uma tarefa complexa e que envolve diversos fatores.
Deste modo, a forma de escolha e utilização dos softwares educacionais deve estar fundamentada em uma proposta construtiva, sempre objetivando a construção e a organização do raciocínio a fim de refletir sobre a aprendizagem do indivíduo. Portanto, se o uso dos softwares educacionais estiver acompanhado de propostas planejadas, a informática torna-se um meio, um instrumento, e não um fim em si mesma.

Fonte: MORELLATO, C., FELIPPIN, M. C., PASSERINO, L. M., GELLER, M. Utilização de softwares educacionais e a construção de aprendizagem

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TUX PAINT – versão 0.9.21

O objetivo principal do software educacional é criar desenhos com os mais variados recursos e, pintar figuras. O Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.


Interface:


É muito fácil usar o software, pois não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as ferramentas oferecidas por ele, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções desejadas.
Por estar totalmente em português, equipado com comandos simples e composto por ferramentas de localização clara, Tux Paint é ideal para desenvolver o lado artístico que toda criança em idade escolar tem.
A tela do programa, que simula um folha de papel em branco, possui inúmeras ferramentas dispostas no lado esquerdo: lápis, borracha, pincéis, carimbos e mais. Ao escolher um desses recursos, aparecem no lado direito várias outras opções, que estão dentro do item selecionado, como por exemplo, efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, negativo, desenho animado, fagulhas e muitos outros, que estimula a criatividade das crianças. Além disso, pincéis e figuras de "carimbos" podem ser adicionados e removidos pelas crianças o quanto elas quiserem.
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux", que é mascote do software.
Além disso, os botões grandes ajudam facilitando a focalização do botão correto por crianças pequenas com coordenação motora ainda imperfeita.

Aspectos Pedagógicos:

Ao usar o Tux Paint, o professor estará de certa forma, ensinando os conteúdos, como cores, alfabetos, formas geométricas, animais, entre outros, de forma criativa e divertida. Isso irá ajudar a desenvolver nas crianças um maior interesse e motivação em aprendê-los.
Assim, por exemplo, um professor pode acrescentar uma coleção de figuras de animais e pedir aos alunos para desenhar um ecossistema. Cada figura pode ter um som que é tocado, e dados de textos que são mostrados, quando a criança escolhe a figura.

O software, usado em sala de aula, pode ajudar a desenvolver uma maior interação entre os alunos e professores, além de auxiliar na motivação dos alunos.
Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também podem criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais, que as deixam soltarem a imaginação.

Pontos Positivos e pontos negativos:

POSITIVOS:
- Diferentemente de uma pintura em uma folha normal, o desenho no computador pode ser feito quantas vezes for desejável, sem se preocupar em estragar o trabalho.
- Ajudar a desenvolver uma maior interação e motivação em sala de aula.
- Ajuda a desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação.
- Auxilia o professor no ensino de conteúdos como, cores, alfabetos, formas geométricas, animais, entre outros.
- Ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora.

NEGATIVOS:
- Possui tantos recursos que muitas vezes acabam passando despercebidos pelas crianças.
- Acreditamos que o software deve ser usado somente como uma ferramenta que auxilia na educação, por isso o professor não deve deixar de lado a forma tradicional de ensinar.

2 comentários:

  1. Meninas, vocês estão de parabéns, considero este blog que construiram muito importante, para, justamente educadores que não conhecem esses softwares terem a oportunidade de conhecer e comreender um pouco de sua interface. Viu como nossos guias de análises estão sendo úteis para essa atividade?

    ResponderExcluir
  2. Blog muito interessante com ,por dar oportunidade a educadores que poderão utilizar esse software conhecer um pouco de sua interface.

    ResponderExcluir