O objetivo principal do software educacional é criar desenhos com os mais variados recursos e, pintar figuras. O Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
Interface:
É muito fácil usar o software, pois não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as ferramentas oferecidas por ele, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções desejadas.
Por estar totalmente em português, equipado com comandos simples e composto por ferramentas de localização clara, Tux Paint é ideal para desenvolver o lado artístico que toda criança em idade escolar tem.
A tela do programa, que simula um folha de papel em branco, possui inúmeras ferramentas dispostas no lado esquerdo: lápis, borracha, pincéis, carimbos e mais. Ao escolher um desses recursos, aparecem no lado direito várias outras opções, que estão dentro do item selecionado, como por exemplo, efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, negativo, desenho animado, fagulhas e muitos outros, que estimula a criatividade das crianças. Além disso, pincéis e figuras de "carimbos" podem ser adicionados e removidos pelas crianças o quanto elas quiserem.
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux", que é mascote do software.
Além disso, os botões grandes ajudam facilitando a focalização do botão correto por crianças pequenas com coordenação motora ainda imperfeita.
Aspectos Pedagógicos:
Ao usar o Tux Paint, o professor estará de certa forma, ensinando os conteúdos, como cores, alfabetos, formas geométricas, animais, entre outros, de forma criativa e divertida. Isso irá ajudar a desenvolver nas crianças um maior interesse e motivação em aprendê-los.
Assim, por exemplo, um professor pode acrescentar uma coleção de figuras de animais e pedir aos alunos para desenhar um ecossistema. Cada figura pode ter um som que é tocado, e dados de textos que são mostrados, quando a criança escolhe a figura.
O software, usado em sala de aula, pode ajudar a desenvolver uma maior interação entre os alunos e professores, além de auxiliar na motivação dos alunos.
Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também podem criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais, que as deixam soltarem a imaginação.
Pontos Positivos e pontos negativos:
POSITIVOS:
- Diferentemente de uma pintura em uma folha normal, o desenho no computador pode ser feito quantas vezes for desejável, sem se preocupar em estragar o trabalho.
- Ajudar a desenvolver uma maior interação e motivação em sala de aula.
- Ajuda a desenvolver nas crianças a criatividade e a imaginação.
- Auxilia o professor no ensino de conteúdos como, cores, alfabetos, formas geométricas, animais, entre outros.
- Ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora.
NEGATIVOS:
- Possui tantos recursos que muitas vezes acabam passando despercebidos pelas crianças.
- Acreditamos que o software deve ser usado somente como uma ferramenta que auxilia na educação, por isso o professor não deve deixar de lado a forma tradicional de ensinar.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meninas, vocês estão de parabéns, considero este blog que construiram muito importante, para, justamente educadores que não conhecem esses softwares terem a oportunidade de conhecer e comreender um pouco de sua interface. Viu como nossos guias de análises estão sendo úteis para essa atividade?
ResponderExcluirBlog muito interessante com ,por dar oportunidade a educadores que poderão utilizar esse software conhecer um pouco de sua interface.
ResponderExcluir