Segundo MERCADO (2002) “é através dos softwares educativos que o computador é mais utilizado na educação”. Desta forma, podemos dizer que o software educacional é um conjunto de recursos informáticos projetados com a finalidade de serem usados em contexto de aprendizagem. Sendo assim, a escolha do software, deve favorecer a aprendizagem coletiva, desenvolvendo a colaboração entre os educandos e educadores.
Apesar de existirem milhares de programas definidos como educacionais e a proliferação dos mesmos, a falta de orientação dada aos professores e pais sobre como usá-los é muito grande. É por isso que a escolha do software educacional é uma tarefa complexa e que envolve diversos fatores.
Deste modo, a forma de escolha e utilização dos softwares educacionais deve estar fundamentada em uma proposta construtiva, sempre objetivando a construção e a organização do raciocínio a fim de refletir sobre a aprendizagem do indivíduo. Portanto, se o uso dos softwares educacionais estiver acompanhado de propostas planejadas, a informática torna-se um meio, um instrumento, e não um fim em si mesma.

Fonte: MORELLATO, C., FELIPPIN, M. C., PASSERINO, L. M., GELLER, M. Utilização de softwares educacionais e a construção de aprendizagem

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Gcompris - versão 8.3.12

GCompris é um pacote de atividades educacionais que ajudam a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças entre 2 e 10 anos de idade. São inúmeras atividades diferentes que auxiliam na educação das crianças, através de brincadeiras e orientações lúdicas.

Características Pedagógicas:

Faixa Escolar:

O software é Indicado para a Educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental.

Utilização:
O programa apresenta inúmeras possibilidades, desde jogos de entretenimento até exercícios matemáticos. Trabalha também a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são mais de 60:
• descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse,...
• matemáticas: revisão das mesas, recenseamento, as mesas à dupla entrada, simetria,...
• ciências: a comporta, o ciclo da água, o submarino,...
• geografia: colocar os países sobre um mapa
• jogos: quebra cabeças, xadrez, memória,...
• leitura: exercício de treino à leitura
• outro: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial

Atividades:
Este software possui divididas em diversas categorias, de forma a melhor organizar cada uma delas. As categorias existentes são: Descoberta do computador (digitação simples, mouse, etc.), Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória), Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos), Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos).

Além das quatro categorias citadas, este aplicativo possui ainda outras quatro, que são Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração), Puzzles (quebra-cabeças diversos), Atividades de Leitura e, por fim, Jogos de Estratégia.

As estrelas ao lado de cada atividade significa a idade recomendada de tal exercício. As estrelas simples significam atividades para crianças entre 2 e 6 anos. As com estrelas complexas, são para crianças com mais de 6 anos de idade.

O GCompris é um software criado por um francês, mas que possui traduções para diversas línguas, inclusive o português. Você escolhe o idioma durante a instalação e ele permanece após tudo configurado.
Além dos menus escritos estarem todos em português, a narração dos jogos e exercícios também é feita em nosso idioma. Apesar de ser narrado em português de Portugal, é muito fácil de ser compreendido por quem está utilizando.

Fontes: www.baixaki.com.br / www.classe.geness.ufsc.br/index.php/GCompris


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